quinta-feira, 22 de março de 2012

Doação de Sangue.

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte. 

O indivíduo que deseja doar seu sangue em prol de outras pessoas precisa se encaixar em alguns requisitos como: 

- Ter boa saúde, 
- Ter acima de 18 anos, 
- Pesar acima de 50 kg, 
- Não estar grávida, 
- Não estar em jejum, 
- Não estar doente e/ou com febre, 
- Não utilizar medicamentos, 
- Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária 
- Não utilizar drogas injetáveis e outros. 

Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física. 

Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação um lanche é servido ao doador que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia. 

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária. 

O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

POSTADO POR: BEATRIZ, DANIEL, IANKA, ERIVAN JUNIOR, GLEYCIANNY, MARIA IRIVANEIDE, SABRINA E PAULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário